domingo, 16 de junho de 2013

Situação de aprendizagem: A crônica narrativa e suas características específicas
TextoAvestruz de Mário Prata
Ano/ série: 6º ano
Tempo previsto: 8 a 10 aulas
Conteúdos e temas: Elementos da narrativa (retomada); características específicas da "crônica narrativa", com ênfase na descrição da personagem; expressão de opiniões pessoais; leitura fruidora de narrativa; levantamento de vocabulário. 
Competências e habilidades: Reconhecer características do gênero "crônica narrativa"; ler e comparar diferentes textos narrativos (texto escrito, o filme, a imagem da avestruz).
Estratégias:levantamento prévio partindo do título do texto e biografia/ produções do autor; leitura silenciosa; leitura oral pelo professor; leitura colaborativa pelos alunos; levantamento de vocabulário desconhecido que dificulta a leitura e sentido global do texto.
Recursos:caderno do aluno e do professor (volume 2); lousa/ giz; filme Os pinguins do papai e aparelho de  DVD; SAI e livros com animais na Biblioteca.
Avaliação: produção de texto/ a descrição do próprio animal de estimação ou daquele que gostaria de ter (caso haja alguém que não o tenha); avaliação oral através de debate regrado abordando o comportamento do garoto do texto e seus pais; breve relato escrito de apreciação do filme assistido e o inusitado no texto e no filme que permite- nos a intertextualidade.
A seguir, o roteiro para aplicação da aprendizagem.
1- Levantamento de hipóteses:
Primeiramente falaríamos sobre o escritor Mário Prata: quem é ele e seu estilo de escrita.
Em seguida questionaríamos sobre o título do texto: o que vocês acham que vai tratar esse texto com o título Avestruz? Você já foi a um zoológico?Quem já viu ou conhece uma avestruz?Do que você acha que ele se alimenta? Como vive? Será que é domesticável? O que esse animal está fazendo na história?
2- Leitura do texto:
-silenciosa;
- oral pelo professor;
- leitura compartilhada pelos alunos.
3- Questionamento oral do texto/ debate:
Que animais é comum termos como domésticos?
Não é normal um garoto de 10 anos querer/ insistir em ter uma avestruz como animal de estimação.
Como você imagina que seja esse garoto? Ele é mimado, paparicado?
É correto os pais concordarem com essa imposição do garoto?
Encontre no texto uma justificativa para o garoto querer tanto essa avestruz.
4- Trabalhando o gênero "crônica- narrativa":
Retomar as características da crônica- narrativa; observar a ênfase dada à personagem, inclusive a descrição da mesma no decorrer do texto.E na sequência, a produção da descrição feita por eles.
5- Pesquisa na SAI:
Pesquisarem sobre a ave: sua imagem, alimentação, hábitos, habitat e outras informações que julgarem pertinentes.
6- Assistir ao filme Os pinguins do papai:
Verificarem o inusitado também no filme, onde os pinguins são criados dentro do apartamento; após assistirem, o debate regrado sobre o filme e por fim, a produção do relato do mesmo como combinado antes.
 
OBS.É possível a intertextualidade do texto Avestruz com o livro Gênesis da Bíblia, onde temos a criação do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário